Diário do Alentejo

“ [Queremos que os painéis] sirvam como forma de aumentar a autoestima dos nossos habitantes, velhos e novos”

24 de novembro 2023 - 09:51
Foto| DRFoto| DR

A propósito da inauguração, em Baleizão, de cinco painéis interpretativos no âmbito do projeto “A descoberta de Baleizão” o “Diário do Alentejo” conversou com a presidente da junta de freguesia da localidade, Maia João Brissos, sobre o tipo de equipamentos e a sua importância enquanto motor de valorização turística e promotor da identidade histórico-cultural da população.

 

Texto | José Serrano

 

 

No âmbito do projeto “À descoberta de Baleizão” foram recentemente inaugurados, na localidade, cinco painéis interpretativos. Como descreve estes novos equipamentos?São cinco painéis que pretendem contar e contextualizar uma visita à aldeia. Um deles, localizado ao lado da igreja de Nossa Senhora da Graça, retrata os factos gerais da história de Baleizão, do passado mais pré-histórico aos séculos mais recentes. Três outros desses painéis evocam a história das lutas sociais, da Primeira Grande Guerra à Revolução [25 de Abril]. Apresentamos ainda um outro painel que dá destaque ao cante e à música – que sempre fez parte da aldeia –, às artes e aos ofícios.

Para além da valorização turística da freguesia, pretendem estes painéis promover a identidade histórico-cultural junto da própria população?Sim, para nós é muito importante essa ideia. Não queremos que os painéis sejam apenas para quem nos visita – algo importantíssimo –, mas que também sirvam como forma de aumentar a autoestima dos nossos habitantes, velhos e novos. Por essa razão, são painéis bilingues, em inglês e em português. Este é, de certa forma, um pequeno instrumento para preservar a memória.

Qual a importância que a Junta de Freguesia de Baleizão atribui ao turismo no âmbito do desenvolvimento local do território? Baleizão é uma aldeia muito conhecida no País. Catarina Eufémia explicará, em grande parte, esse facto, e a verdade é que recebemos, muitas vezes, visitantes à procura de perceber a história da localidade. O que estes painéis agora permitem é um conhecimento da história no terreno. Não só podem visitar os monumentos como passam a poder conhecer mais. No site www.descobrirbaleizao.pt partilhamos, ainda, conteúdos mais alargados, como vídeos e textos mais longos. Está ainda previsto, dentro deste projeto financiado pelo PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural), a criação da Casa da Memória, que ficará localizada na antiga casa de cantoneiros, dedicada a contar a história da arqueologia na freguesia. Precisamos de mais apoios, sobretudo, mecenáticos, mas esperamos conseguir inaugurar este espaço em meados do próximo ano. 

Comentários